
CONHEÇA A ANA
Por uma Mogi Guaçu mais justa e inclusiva!
Ana Filomeno: da vida no campo ao mestrado, trajetória conecta humanização e competência administrativa
De origem humilde, conheça a pré-candidata que conquistou o MBA, um currículo notável na coisa pública, entre o empresariado e o associativismo, com muitos êxitos na saúde e no social Nascida em Espírito Santo do Pinhal e registrada em Mogi Guaçu, viveu 28 anos na fazenda Nova Louzã onde trabalhou com a cana-de-açúcar. Filha de mãe doméstica, pai tratorista, a guaçuana enfrentou inúmeros desafios para alcançar seus sonhos. Sua determinação a levou a completar duas formações acadêmicas, direito e administração, além da pós-graduação e MBA, demonstrando uma busca contínua por aprimoramento, sendo um orgulho para a genitora de formação fundamental incompleta, para o genitor que não chegou à alfabetização, e uma referência para os guaçuanos que têm nela uma esperança para a juventude, sobretudo a vulnerável.
Entre as suas pautas, está a maior efetividade, o real aproveitamento dos cursos técnicos, a valorização do jovem, por meio do resgate de projetos como o Vereador Mirim, que visa a conscientização e engajamento desde cedo. Ana Filomeno defende a educação política para jovens, um projeto que visa preparar as novas gerações para o mundo político. Seu plano de cotas nas universidades visa aumentar a representatividade, inclusão e diversidade, chamando a atenção para o fato de a única instituição acadêmica pública não ter programa de bolsas e cotas, se resumindo ao parcelamento das mensalidades, com a postergação do montante de 50,0% para quitação após a conclusão do curso.
Ana Filomeno também planeja desenvolver programas de capacitação para jovens e adultos, garantindo que todos tenham oportunidades educacionais e profissionais. A Administradora e Bacharel em Direito, irá priorizar a criança em sua possível gestão a luz do artigo 227 da constituição que diz: é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Ana Filomeno iniciou sua carreira em uma fábrica de conservas (EVIA) e posteriormente na indústria de cerâmica, onde rapidamente fez a transição para a área administrativa, atuando na antiga CESP.
Como Secretária de Saúde em Pedreira liderou iniciativas transformadoras. Revitalizou Unidades Básicas de Saúde (UBS), adquiriu novos veículos para transporte de pacientes e implementou serviços essenciais como ultrassom. Sua gestão incluiu a criação de salas de vacina com gerador e a reestruturação da farmácia, ações que melhoraram significativamente o atendimento à saúde.
Se eleita, cogita ampliar os serviços de saúde, pleitear mais UBS’s e melhorar os serviços existentes. Ana Filomeno reestruturou a capacidade e dinâmica de atendimento do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e ampliou as ações junto às UBSs e equipe contratando mais agentes comunitários de saúde para o atendimento da população.
Reativou cursos para gestantes, organizou campanhas de vacinação em escolas e empresas, resultando no eficiente “trabalho extra muros”, e expandiu os serviços de fisioterapia, demonstrando habilidade em implementar melhorias práticas e eficazes. Sua atuação nos consórcios intermunicipais de saúde foi crucial para a gestão hospitalar e aquisição de serviços de saúde. A implantação do Samu, iniciada com três bases e expandida para mais municípios, é um testemunho de sua capacidade de liderança e visão estratégica, salvando inúmeras vidas.
Além de sua experiência na saúde pública, Filomeno gerenciou uma cooperativa de crédito Sicredi Regional da Baixa Mogiana por nove anos, onde demonstrou competências de liderança e administração financeira.
Atuou como presidente do Fundo Social de Solidariedade, coordenando campanhas de agasalhos, alimentos e cursos de capacitação, trabalhando em parceria com instituições como Fundo Social de Solidariedade de São Paulo, Senai, Senac e Instituto ESPRO. Tal conhecimento local estabelece algumas prioridades na agenda da candidata, sendo elas: ampliação dos serviços de prevenção e tratamento. Atualmente, a cidade conta com um único centro de atendimento para a mulher, que trata questões como gestação de alto risco e prevenção do câncer de mama, no entanto, a necessidade é alta e a capacidade de atendimento é limitada. Além disso, a cidade é um polo regional na área de oncologia, traumatologia, cardiologia e pediatria infantil, gerando demandas infinitas em todas as áreas da saúde e compromete o atendimento dos cidadãos, de fato, residentes. Considerando que nosso município está atendendo a 14 municípios como referência em saúde.
Outra ampliação urgente é a do horário de funcionamento das creches, a ideia é resolver o conflito entre o horário comercial dos trabalhadores responsáveis por crianças e o horário de encerramento das atividades dos centros de educação infantil, pois as mães que trabalham ficam na dependência de outras pessoas para retirar as crianças. Além disso, outra defesa é a melhoria na gestão das creches e o incremento no número de unidades para atender à demanda destas mães.
Ana Filomeno entende haver necessidade de no mínimo três unidades para atendimento, fora a urgência do turno estendido. Ana sugere a criação do Conselho Municipal de Igualdade Racial, que discuta programas de inclusão social, facilitando o ingresso e diversidade étnica nas universidades e a outros serviços, e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a igualdade de gênero e a defesa dos direitos dos grupos tidos como minoritários. Ela acredita que a inclusão social é fundamental para o desenvolvimento sustentável do município, sobretudo, este instrumento será uma ferramenta de pesquisa que irá possibilitar a devida mensuração das etnias entre os munícipes.
Com uma sensibilidade única para a questão rural, Ana Filomeno irá lutar pela preservação rural, pela reativação de unidades de saúde volantes e a criação de unidades móveis de dentistas e o acesso das comunidades à cidade, entendo que a saúde e o bem-estar das comunidades rurais são fundamentais para o desenvolvimento sustentável da cidade. Como Diretora da Fundação Rotária, Ana Filomeno está envolvida na elaboração e implementação de projetos voltados para a comunidade. Esses projetos, que recebem financiamento para execução, são direcionados para áreas críticas como saúde, educação e assistência social, refletindo sua ampla experiência e compromisso com o bem-estar da comunidade.
No quesito segurança, a candidata à vereança pontua ser necessária efetiva melhoria à infraestrutura urbana, com a revitalização de espaços públicos e a melhoria do transporte público, por acreditar que uma cidade bem estruturada proporciona mais conforto, segurança e melhor qualidade de vida para seus habitantes, atraindo investimentos. Suas propostas refletem um profundo entendimento das necessidades locais e uma abordagem humanizada para a resolução de problemas. Siga as redes sociais da Ana e saiba mais.


